O surreal Cinema de Alejandro Jodorowsky – MIS Campinas

0a2

 

No começo de Junho, o MIS apresentará uma semana ao consagrado diretor Alejandro Jodorowsky. Com a curadoria de Vitor Casemiro o ciclo de filmes pretende apresentar, discutir e apreciar a obra do diretor abrangendo as múltiplas significações que ela traz em si.

Sobre Jodorowsky

Nascido em 1929, o diretor chileno Alejandro Jodorowsky é um indivíduo verdadeiramente único no panorama cinematográfico. Cada filme que ele fez, a partir do faroeste surrealista “El Topo”, passando por “A Montanha Sagrada” até seu mais recente filme “A Dança da Realidade”, são diamantes únicos, cada um possui o poder de chocar, confrontar e agitar os espectadores completamente fora de suas zonas de conforto.

Muitos tentaram copiar seu estilo e atitude, mas ninguém chega perto do grande poder que ele tem de criar algo que é diferente e absolutamente inesquecível. Além disso, em muitos dos seus filmes, Jodorowsky é altamente, e às vezes violentamente, crítico da religião organizada, da arregimentação do Estado, e das supostas ‘regras’ da sociedade. O seu mundo cinematográfico questiona tudo.

O diretor foi acusado de muitas coisas durante as últimas décadas, tais como ser provocativo apenas por uma questão de conseguir uma reação, misógino e, acima de tudo, inteligente demais para os frequentadores normais de cinema. De certa forma, isso é o que o torna único. Seu corpo de trabalho tem uma notável capacidade de polarizar e separar. Para alguns, ele é um gênio. Para outros, um idiota.

Uma coisa é certa: se você quiser ver filmes que fazem você pensar, se sentir e, desafiar a sua própria filosofia pessoal para com o mundo em torno de você, segue a programação.

Confira a Programação:


Segunda-feira, 15 de Junho – 19:30
EL TOPO
Direção de Alejandro Jodorowsky
El Topo conta a história de um pistoleiro místico – interpretado pelo próprio Jodorowsky – que vaga pelo deserto em busca de auto-conhecimento. Em sua jornada, enfrenta quatro mestres pistoleiros do deserto, morre e renasce, encontra a iluminação.
México, 1970, colorido, 125 min.
.
Terça-feira, 16 de Junho – 19:30
A MONTANHA SAGRADA
Direção de Alejandro Jodorowsky
The Holy Mountain, de Alejandro Jodorowsky, é uma das películas mais polêmicas da história. Em seus 115 minutos de duração, vemos desfilar pela tela uma infinidade de imagens bizarras e controvertidas. O filme acompanha a trajetória de um sósia de Jesus, desde sua vida na Terra até sua união ao grupo que supostamente descobrirá o segredo da vida. É um desfile sem fim de simbolismos, sempre sublinhados, como que implorassem para serem vistos. Jodorowsky não se utiliza de sutilezas ao colocar em tela coisas como a máquina do prazer ou os doze apóstolos de Jesus como sendo prostitutas. É um cinema urgente, ideológico e iminente. Um turbilhão surrealista.
México, 1973, colorido, 114 min.
.
Quarta-feira, 17 de Junho – 19:30
DUNA DE JODOROWSKY
Direção de Frank Pavich
O documentário abrange o diretor Alejandro Jodorowsky e sua tentativa em 1974 de criar uma adaptação para o cinema do romance de ficção científica escrito por Frank Herbert, Duna. Enquanto a produção ambiciosa desabou depois de dois anos, a equipe de Jodorowsky formada por artistas relativamente desconhecidos continuaram a explorar os temas e estilos iniciados no projeto e acabaram mudando a ficção científica moderna para sempre: HR Giger criou ALIEN a obra-prima de Ridley Scott, Dan O’Bannon escreveu Total Recall e Alien, Jean “Moebius” Giraud criou os mundos futuristas para Star Wars: O Império Contra-Ataca, TRON, e O Quinto Elemento e Chris Foss iria passar a trabalhar no Alien e Superman. EUA, 2013, colorido, 90 min.
.
Segunda-feira, 22 de Junho – 19:30
SANTA SANGRE
Direção de Alejandro Jodorowsky
Fenix é um jovem que vive internado em um hospício. Quando era novo, ele presenciou a mutilação de sua mãe, uma fanática religiosa pagã, pelo próprio pai, o dono de um circo muito peculiar. Traumatizado, Fenix embarca em uma obsessão pela própria mãe, e entra em um mundo de trevas e de mortes indiscriminadas. México/Itália, 1989, colorido 118 min.
.
Terça-feira, 23 de Junho – 19:30
O LADRÃO DO ARCO-ÍRIS
Direção de Alejandro Jodorowsky
Considerado por muitos o seu filme mais comercial e protagonizado por uma dupla de peso, Omar Sharif e Peter O’Toole, e contando ainda com uma pequena participação de Christopher Lee, The Rainbow Thief acompanha as aventuras de Dima e o Príncipe Meleagre, eles são dois marginais que vivem nos esgotos debaixo das ruas da cidade e buscam o mítico pote mágico no final do arco-íris.
Inglaterra, 1990, colorido, 87 min.
.
Quarta-feira, 24 de Junho – 19:30
A DANÇA DA REALIDADE
Direção de Alejandro Jodorowsky
“Uma autobiografia imaginada” – assim Alejandro Jodorowsky, um dos mais excêntricos e ousados realizadores vivos, define o seu novo filme. Tomando sua história de vida como ponto de partida, o diretor inicia sua trajetória em Tocopilla, pequena cidade do deserto chileno onde cresceu tendo a imaginação como sua principal aliada. Expandindo a ficção até alcançar seu limite, Jodorowsky justifica a união entre poesia, filosofia, cinema e tarô, e suas evidentes idiossincrasias, numa
tentativa de compreender e expor quem de fato é.
Chile/França, 2013, colorido, 127 min.

Leave a comment